6 dicas úteis sobre alimentação de gado de corte confinado

O confinamento permite que os bovinos de corte ganhem peso de abate de forma eficiente e em menor tempo

6 dicas úteis sobre alimentação de gado de corte confinado

“O confinamento do gado de corte consiste no arraçoamento dos bovinos, fechados em curral ou piquete, por determinado período de tempo. Para melhores resultados, é fundamental a disponibilidade de alimentos de qualidade, animais com potencial de ganho de peso, infraestrutura adequada e bom gerenciamento”, detalha Gilmar Ferreira Prado, zootécnico especialista em nutrição animal e professor do Curso CPT Profissionalizante de Produtor de Gado de Corte Confinado.

Amplamente praticado na fase de terminação de bovinos de corte, o confinamento permite que os animais ganhem peso de abate de forma eficiente e em menor tempo. Para isso, o pecuarista deve fornecer ao rebanho alimentos de qualidade e na quantidade correta. Além dessas exigências, para responderem bem ao sistema de confinamento, os bovinos devem apresentar desenvolvimento muscular e gordura propícios a um bom acabamento da carcaça.

Tipos de alimentos fornecidos no confinamento


No confinamento, os bovinos de corte recebem alimentos volumosos, concentrados e sais minerais. As gramíneas tropicais e a silagem são bons exemplos de volumosos. Normalmente, ambas apresentam fibra bruta acima de 18% (MS). Enquanto os concentrados proteicos (tortas de soja e algodão) e concentrados energéticos (farelos de arroz e milho) apresentam menos de 18% de fibra bruta (MS).

Qualidade e parcelamento das rações


A qualidade e o parcelamento das rações são determinantes para a manutenção da boa saúde do rebanho confinado. Em hipótese alguma, devem ser fornecidos alimentos deteriorados ou com sinais de mofo. Caso contrário, os bovídeos poderão apresentar problemas no metabolismo, além de intoxicação por fungos. Outro fator de suma relevância refere-se ao número de refeições diárias, que devem ser fracionadas em três partes.

Disponibilidade de alimentos no cocho


Ao longo do confinamento, o manejo alimentar do gado de corte deve ser realizado em horários programados. Antes da primeira refeição do dia, é fundamental limpar os cochos, para impedir a fermentação de resíduos alimentares do dia anterior. Alimentos volumosos e água de qualidade devem estar sempre disponíveis para não submeter os animais a estresse. Em relação aos alimentos concentrados, eles devem ser fornecidos somente em horários específicos.

Período de adaptação à nova dieta


A adaptação do gado de corte à nova dieta deve ocorrer, de forma gradual, para não causar distúrbios digestivos nos animais. Em outras palavras, o alimento a ser adicionado à dieta do confinamento deve seguir uma ordem crescente até a quantidade ideal recomendada por dia. Geralmente, os bovinos de corte se adaptam a esse novo regime alimentar ao longo de 15 dias (ou um pouco mais).

Concentração energética da ração e ganho de peso

O arraçoamento engloba o volume total de volumosos e concentrados ingeridos pelo bovino em um dia. Entretanto, a ração deve apresentar nutrientes em quantidade e qualidade suficientes para suprir as exigências nutricionais dos animais. Ganho de peso maior exige alimentos com elevada concentração energética. Já ganho de peso menor requer alimentos com baixa concentração energética (somente volumosos).

Conheça os Cursos CPT Profissionalizantes de:

Produtor de Gado de Corte Confinado

Alimentação de Gado

Avaliador de Bovinos e Carcaças

Fontes: Compre Rural - comprerural.com
UFPR - ufpr.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 11-05-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.