Aprenda a fazer horta de ervas para chá e infusão

Utilizadas com fins terapêuticos, as ervas para chá e infusão podem ser cultivadas, em casa, em uma pequena horta

Aprenda a fazer horta de ervas para chá e infusão

A erva Camellia sinensis, da família Theaceae, é conhecida popularmente como chá-da-Índia, de onde originou-se o termo “chá” (tea, em inglês). Já infusão é o termo corretamente empregado para a bebida preparada com água quente e outras ervas, como camomila, erva-cidreira, hortelã, boldo. Utilizadas com fins terapêuticos, as ervas para chá e infusão podem ser cultivadas, em casa, em uma pequena horta.

Ervas ideais para a horta


Na mini horta, podem ser cultivados capim-limão (problemas de ansiedade), camomila (estresse), lavanda (inflamações na garganta), manjericão (tosse), carqueja (problemas digestivos), sálvia (depressão), camomila (insônia), erva-cidreira (cólicas menstruais), hortelã (ação antisséptica), tomilho (ação cicatrizante), alecrim (bronquite), boldo (má digestão) e erva-doce (cólicas intestinais).

Áreas com boa insolação


“As plantas medicinais próprias para o preparo de chá e infusão se desenvolvem bem em áreas com boa insolação (pelo menos, quatro horas diárias de sol). Elas podem ser plantadas em jardineiras e vasos (em varandas e janelas) ou em canteiros (quintais e jardins)”, explica Ricardo Henrique Silva Santos, Doutor em Fitotecnia e professor do Curso CPT Profissionalizante em Plantas Medicinais.

Semeadura e transplante


Na semeadura, devem ser plantadas três sementes, por nicho, em sementeira com substrato. Em seguida, deve-se cobri-las, com 0,5 cm de terra, e regá-las, diariamente, com borrifador, até a germinação. De cada três sementes nascem três mudas, mas apenas uma deve ser selecionada. Para o transplante em jardineiras, vasos e canteiros devem ser escolhidas as mudas mais vigorosas com cerca de 10 centímetros de altura.

Adubos e regas


O solo deve apresentar alta fertilidade e boa drenagem, pois as ervas medicinais não toleram encharcamentos. No plantio em vasos e jardineiras, recomenda-se o uso de argila expandida por baixo do substrato. No primeiro mês do plantio, apenas o substrato já garante os nutrientes necessários às plantas. Do segundo mês em diante, a aplicação mensal de adubo organomineral, rico em micro e macronutrientes, torna-se necessário.

Não se pode esquecer de usar adubos orgânicos, de forma alternada, entre um mês e outro. As regas permitem que os nutrientes sejam bem absorvidos pelas plantas para crescerem viçosas e produtivas. O procedimento deve ser realizado, preferencialmente, de manhã ou no fim de tarde, duas vezes por semana. Ao seguir todas essas recomendações, sua horta de ervas para chá e infusão será um sucesso!

Conheça os Cursos CPT Profissionalizantes.

Fontes: vamoscomermelhor.com.br; flores.culturamix.com

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 26-11-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.