Como intensificar a produção de leite

A produção de leite em pasto necessita de uma estrutura bem montada e planejada

 

A produção de leite em pasto necessita de uma estrutura bem montada e planejada

 

Cuidados com manutenção são fundamentais para que o sistema funcione perfeitamente, pois realizar manutenções preventivas se faz necessário para evitar maiores gastos. "O planejamento das atividades diárias é imprescindível para que todos os setores sejam avaliados, permitindo que se atinjam altos níveis produtivos", explica o professor Adilson de Paula Almeida do Curso Produção de Leite em Pasto



A intensificação do sistema produtivo pode ser entendida como a aquisição das melhores tecnologias acessíveis para maximizar os recursos produtivos disponíveis em uma propriedade. A intensificação está correlacionada com o nível de controle do produtor sobre os aspectos produtivos. Percebe-se, com isso, que a produtividade estabelece relação positiva com o nível de intensificação do sistema, permitindo a produção em escala a maior eficiência de produção de leite por hectare.



Outros aspectos que aumentaram a produtividade da atividade foram:


• O manejo das pastagens, que permite maiores taxas de lotação;


• A descoberta das necessidades nutricionais dos microrganismos ruminais,que permitiram a menor limitação nutricional dos animais; e


• O desenvolvimento de estudos sobre a suplementação concentrada que proporcionaram maiores aportes de energia e proteína aos animais, possibilitando maior produção por animal.



Fatores que influenciam no grau de intensificação da produção de leite:


• Melhoramento Genético: A correta seleção permitirá o aumento do mérito genético do rebanho, com alta pressão de seleção, pois haverá animais geneticamente superiores para seleção e reposição, aumentando os descartes estratégicos.


• Nutrição: Quando se pretende intensificar o sistema de produção, deve-se ter atenção à disponibilidade de forragem, seja por meio do manejo da pastagem, seja por meio da alimentação volumosa suplementar.


• Manejo reprodutivo: No intuito de manter a produtividade leiteira em valores aceitáveis, torna-se necessária a utilização de métodos reprodutivos que propiciem um intervalo de parto de 12 a 13 meses, o que será conseguido por meio de um manejo reprodutivo adequado. Manter condições de manejo que minimizem o estresse, como acesso à água em abundância, limpa e fresca, alimentação em quantidade e qualidade adequadas, facilidade de locomoção e ambiente limpo e fresco são fatores que podem determinar o sucesso reprodutivo na atividade leiteira.



Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:

  

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite 

Por Anna Luiza Mariquito

Anna Luiza Mariquito Resende 28-03-2022

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.