Como o ambiente influencia a saúde da glândula mamária

O ambiente de vida tem grande influência sobre a saúde da glândula mamária, particularmente aspectos relacionados à higiene

O ambiente de vida tem grande influência sobre a saúde da glândula mamária, particularmente aspectos relacionados à higiene


Manter o ambiente de vida dos animais limpo e confortável é muito importante para o controle da mastite e, em consequência, garantir a produção de leite de qualidade.



A ocorrência da mastite está correlacionada à contaminação dos tetos, principalmente nas pontas. As infecções intramamárias estão relacionadas à exposição da pele dos tetos a microrganismos patogênicos.



Logo, é fundamental garantir que nas instalações sejam desenvolvidas práticas de manejo dos dejetos, buscando, com isso, limitar a contaminação dos tetos.



Outro fator de grande importância é a umidade. Ambientes muito úmidos, especialmente sob temperatura elevada, favorecem a disseminação de micróbios.



Além disso, a lama é um grande fator estressante para os animais e é fonte de microrganismos que causam mastite e pioram a qualidade do leite. A implantação da drenagem que evitam a formação de lamas é fundamental.



Quanto menos as fêmeas necessitarem de higienização dos tetos, melhor será a qualidade do leite e mais rápido será o fluxo de ordenha.



Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo: 

 

 

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite

Por Anna Luiza Mariquito.

Anna Luiza Mariquito Resende 11-07-2022

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.