Confira boas práticas de higiene em queijarias

Adotar boas práticas de higiene em queijarias garante ao consumidor produtos seguros, diferenciados e de qualidade

Confira boas práticas de higiene em queijarias

Segundo Juliano Gomide Souza, consultor em laticínios e professor do Curso CPT Profissionalizante de Queijeiroo, muitas queijarias conquistam o mercado nacional por seguirem rigorosamente a legislação, que dispõe sobre a indústria do queijo. A fiscalização é bastante rígida, principalmente porque, a qualquer descuido na fabricação de queijos, coloca-se em risco a saúde do consumidor.

Adotar boas práticas de higiene em queijarias garante ao consumidor produtos seguros, diferenciados e de qualidade. Desde as roupas e os acessórios e até a armazenagem e o transporte dos queijos, tudo deve passar por criterioso programa de higienização. Vejamos abaixo com mais detalhes:

Cuidados com roupas e acessórios


Além dos cuidados com a matéria-prima para fabricação de queijos, como técnicas de manipulação e conservação de alimentos, os queijeiros e demais profissionais da queijaria devem usar roupas e acessórios, que impeçam o desenvolvimento de agentes contaminantes em todas as etapas de produção de queijos. Sendo assim, todos devem utilizar toucas, luvas, máscaras, botas e aventais em sua rotina de trabalho.

As máscaras e as toucas devem ser descartáveis para serem substituídas quando necessário. Já os aventais, as luvas e as botas devem ser impermeáveis para permitirem a limpeza diária com solução à base de cloro. Com essas práticas, evita-se quaisquer tipos de contaminação na queijaria.

Cuidados com instalações e equipamentos


Toda a área de produção de queijos, de recepção de matéria-prima e imediações da queijaria devem passar por contínua higienização e desinfecção com produtos apropriados. O objetivo principal é remover resíduos degradáveis, que podem contaminar todo o lote de produção. Recomenda-se a limpeza com detergente neutro e água potável desde o piso e as paredes até as mesas e os balcões.

O mesmo vale para equipamentos, máquinas e utensílios, todos devem ser devidamente higienizados e secos antes de passarem por sanitização. Esta é realizada com solução preparada com 100 mililitros de cloro a cada dez litros de água. Só assim, é possível eliminar eficientemente os microrganismos nocivos.

Cuidados com armazenagem e transporte


Os cuidados com a armazenagem e o transporte são igualmente importantes para garantir as melhores condições sanitárias da queijaria. Os queijos devem ser armazenados em área refrigerada, limpa e seca. Recomenda-se que as prateleiras de acondicionamento dos queijos sejam constituídas de materiais impermeáveis, que permitam uma completa e eficiente higienização.

As caixas de transporte dos queijos devem ser de plástico, sem quaisquer tipos de resíduos e adequadamente limpas. O veículo não deve transportar nenhum outro produto, apenas queijos. Todos eles devem estar lacrados, e em embalagens não violadas, para impedir contaminação por microrganismos.

Conheça os Cursos CPT Profissionalizantes.

Fonte: sebrae.com.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 29-01-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.