Confira modelos inusitados de horta caseira

Com criatividade e inovação, surgem modelos inusitados de horta caseira, como cultivo em sapateiras de nylon ou xícaras de porcelana

Confira modelos inusitados de horta caseira

Com criatividade e inovação, surgem modelos inusitados de horta caseira, como cultivo em sapateiras de nylon, xícaras de porcelana, blocos de concreto, guirlandas com vasos, cestos suspensos, miniescadas de madeira, plástico ou alumínio. Independentemente do modelo, as hortaliças e os temperos escolhidos devem ser plantados em locais com boa incidência solar e sem vento canalizado.

“A área de implantação da horta deve receber três ou mais horas de luz solar todos os dias. Além disso, as plantas não podem se expor a alterações climáticas excessivamente bruscas para não comprometer seu desenvolvimento”, afirmam Jacimar Luis de Souza e Luiz Geraldo de Carvalho Santos, engenheiros agrônomos e professores do Curso CPT Profissionalizante de Horticultor Orgânico.

Outra importante recomendação: a horta caseira deve ser instalada em local que não permita o acesso de animais de estimação, mas que facilite o manejo das hortaliças. Uma alternativa interessante é utilizar recipientes e estruturas, que permitam a mobilidade da horta, como vasos, latas, cestos, escadas, guirlandas. Dessa forma, torna-se possível mudar a horta de lugar quando necessário.

Horta em sapateiras de nylon


As melhores opções para horta caseira são as versões verticais. Um bom exemplo é a horta em sapateiras de nylon que, além de portáteis, são de baixo custo e fáceis de serem encontradas. Sem falar que são uma forma inusitada e colorida de cultivar hortaliças e temperos.

Horta em xícaras de porcelana


Perfeita para cultivar temperos, como tomilho, alecrim, orégano, ou mesmo ervas para chá, como hortelã, funcho, camomila, a horta em xícaras de porcelana oferece um toque requintado à cozinha, ainda mais quando colocadas em belas bandejas decoradas.

Horta em blocos de concreto


Outra opção ideal para varandas é a horta em blocos de concreto. Estes funcionam como nichos perfeitos para plantar hortaliças, temperos e ervas medicinais. Uma dica imperdível é pintar cada bloco de uma cor. O resultado final é incrível!

Horta em guirlandas com vasos


Horta em guirlandas com vasos coloridos torna o ambiente alegre e festivo. Uma de suas principais vantagens é a possibilidade implantação em lugares bem pequenos. Além disso, elas podem ser transferidas de um local para outro com praticidade.

Horta em cestos suspensos


Uma forma sustentável de cultivar hortaliças em espaços mínimos é com a reutilização de cestos. Basta pendurá-los em cordas fixas no teto. Outra sugestão e distribuir os cestos com as hortaliças e os temperos em miniprateleiras ou nichos.

Horta em miniescadas


As miniescadas de madeira, plástico ou alumínio se tornam prateleiras para acomodar os mais variados vasinhos com hortaliças, temperos e chás. Além da facilidade de deslocamento para outra área, as escadas são uma maneira atípica de cultivar hortaliças em casa.

Conheça os Cursos CPT Profissionalizantes.

Leia o artigo "Aprenda a fazer horta de ervas para chá e infusão."

Fonte: tuacasa.com.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 17-02-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.