Dicas de alimentação de frangos e galinhas por fase

A fase de crescimento envolve a alimentação de franguinhos, que completaram oito semanas de vida

Dicas de alimentação de frangos e galinhas por fase

“O correto manejo alimentar de frangos e galinhas (corte ou postura) determina o sucesso da avicultura. Em cada fase (inicial, de crescimento, de postura ou abate), a alimentação deve suprir as exigências nutricionais das aves, para que elas alcancem máximo desempenho produtivo e gerem boa lucratividade ao avicultor”, explica Vera Maria Barbosa de Moraes, zootécnica e professora do Curso CPT Profissionalizante Criador de Frango de Corte.

Fase inicial


A fase inicial envolve a alimentação de pintinhos uma hora após o nascimento. Antes desse tempo, os pintinhos não devem ser alimentados, pois já estão nutridos. A partir de 60 minutos, eles devem receber água com açúcar, na proporção de 1 litro de água para 50 gramas de açúcar. O objetivo é fornecer energia aos pintinhos e mantê-los bem hidratados. De um dia de vida a oito semanas de idade, os pintinhos passam a receber ração inicial, com 20% de proteína.

Fase de crescimento


A fase de crescimento envolve a alimentação de franguinhos, que completaram oito semanas de vida. Deve ser fornecida a eles ração de crescimento, com teor de proteína em torno de 16%, no caso de aves de postura. Quanto aos frangos de corte, deve ser fornecida a eles ração de crescimento, constituída de 20% de proteína aproximadamente. Além disso, o avicultor deve disponibilizar às aves areia para facilitar a digestão de vegetais.

Fase de abate


Assim que chegarem a seis semanas de vida, as aves destinadas ao abate devem receber ração inicial de corte, com cerca de 24% de proteína. A partir de seis semanas, os frangos devem ser alimentados com ração final peletizada, constituída de 16% a 20% de proteína. Além disso, as luzes do aviário devem permanecer acessas à noite, para que as aves consumam mais ração, principalmente poucos dias antes do abate.

Fase de postura


Quando alcançam 20 semanas de vida, as aves destinadas à postura devem receber ração de postura (farelada, triturada ou peletizada), com 2% a mais de proteína e cálcio quando comparada às demais rações. Em hipótese alguma, deve ser adicionado cálcio à ração de postura. Ao invés disso, pode ser fornecida às aves concha de ostra triturada. Além disso, deve ser disponibilizada às aves uma caixa com areia para ajudar na digestão.

No inverno, a alimentação pode ser complementada com mix de grãos, constituído de aveia, milho e grãos variados. Além disso, deve ser disponibilizada às aves piquetes para pastejo. Vale destacar que alguns alimentos não devem ser fornecidos às aves, como casca de batata, casca de abacate, frutas cítricas (casca e polpa), entre outros. O principal motivo é por serem tóxicos às galinhas.

 

Conheça os Cursos CPT Profissionalizantes de:

Criador de Frango de Corte

Criador de Galinha Poedeira

Criador de Codornas

Fonte: Ceplac

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 03-03-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.