Dicas de manejo racional para gado de corte

Na pecuária de corte, os vaqueiros devem ser bem capacitados profissionalmente, para realizarem um bom manejo racional do rebanho

Dicas de manejo racional para gado de corte

“Na pecuária de corte, os vaqueiros devem ser bem capacitados profissionalmente, para realizarem um bom manejo racional do gado de corte”, ressalta Paulo Eduardo Fonseca Loureiro, professor do Curso CPT Profissionalizante de Vaqueiro de Gado de Corte. Além do manejo sanitário instituído por órgão de controle do governo, é indispensável o bom manejo alimentar para garantir o bem-estar dos bovinos de corte. Com isso, eles alcançam ótimo desempenho produtivo e reprodutivo.

Para garantir conforto e bem-estar ao gado de corte, o pecuarista deve seguir o manejo racional. Por meio dele, assegura-se melhor qualidade de vida ao rebanho. Com isso, os bovinos não sentem fome nem frio, não se expõem a medo nem estresse, não passam por desconforto térmico nem físico, são protegidos contra doenças e maus tratos e podem expressar seu comportamento natural.

Confira abaixo dicas de manejo racional para rebanho de corte:

Manejo do bezerro recém-nascido


O manejo do bezerro recém-nascido é fundamental para a manutenção da saúde do neonato. O vaqueiro que pratica um bom manejo racional aguarda seis horas, após o nascimento do bezerro, para mexer no animal. A correta contenção deve ser pela virilha e pelo pescoço do bezerro, seguros suavemente. Bastar erguer um pouco o bezerrinho e usar a perna como apoio, para que o animal deslize até o chão.

Manejo do bezerro e da vaca na desmama


Na desmama, no manejo racional, mãe e bezerro não são afastados um do outro. Eles permanecem, no mesmo local, lado a lado, apenas apartados por um cercado. Essa técnica norte-americana faz sucesso entre pecuaristas brasileiros, tendo em vista os excelentes resultados. Quando submetidos a esse método, bezerro e vaca não passam pelo estresse da separação nem perdem peso.

Manejo na vacinação do gado


Manejar os bovinos no momento de vacinação sempre foi um problema, devido a lacunas no controle da imunização. Por esse motivo, no manejo racional do rebanho de corte, os animais não passam pelo tronco coletivo – ao contrário, cada bovino recebe sua vacina, individualmente, no tronco de contenção. Com isso, o pecuarista tem maior garantia quanto à adequada imunização dos bovídeos.

Manejo alimentar do rebanho


O manejo alimentar, fundamentado no manejo racional do rebanho de corte, garante aos animais ração e suplementação com alto padrão qualitativo. Dessa forma, é possível concentrar os nutrientes em um único produto. Como resultados, o pecuarista consegue analisar a conversão alimentar com mais facilidade, além de reduzir os custos do manejo nutricional. Outra recomendação é adquirir produtos sem aditivos químicos.

Manejo no transporte dos bovinos


No transporte de bovinos racionalmente manejados, é importante escolher períodos do dia com temperaturas mais amenas. Além disso, deve-se respeitar a lotação máxima de animais conforme a categoria. Outra orientação relevante é contratar uma transportadora com renome no mercado, que ofereça os melhores serviços de transporte de animais. Dessa forma, todo o trajeto será tranquilo, o que minimiza o estresse animal.

Conheça os Cursos CPT Profissionalizantes.

Fontes: blog.belgobekaert.com.br; dicas.boisaude.com.br; nutratta.com.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 20-11-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.