Doenças do cafeeiro: mancha aureolada, mancha de ascochyta e mancha de phoma

Doenças do cafeeiro, como mancha aureolada, mancha de ascochyta e mancha de phoma, não dão trégua aos cafeicultores

Doenças do cafeeiro: mancha aureolada, mancha de ascochyta e mancha de phoma

Segundo Francisco de Assis Carvalho Pinto, professor do Curso Profissionalizante Produtor de Café, somos os maiores produtores de café no ranking mundial, além de estarmos em segundo lugar entre os maiores consumidores de café, seguindo os norte-americanos. Entretanto, algumas doenças do cafeeiro, como mancha aureolada, mancha de ascochyta e mancha de phoma, não dão trégua aos cafeicultores. Daí a urgência em se realizar medidas de controle eficientes.

Mancha aureolada


A mancha aureolada, também conhecida como crestamento bacteriano, é causada pela bactéria Pseudomonas syringae pv. Garcae. Os cafeeiros em viveiros e na lavoura podem ser acometidos por essa doença, que causa lesões com cor parda e halo amarelado. Além disso, ela causa a queima e a morte dos ramos novos dos cafeeiros.

O surgimento da mancha aureolada ocorre quando há ventos constantes, ou ainda quando o clima está úmido e frio. Sem falar dos danos causados aos cafeeiros por chuvas de granizo, por ataques de insetos ou pela colheita mecanizada do café. Nesses últimos casos, a bactéria entra por injúrias na planta embora também possa entrar por aberturas naturais.

Como no mercado não há produtos químicos eficientes para o controle dessa bacteriose, o melhor a fazer é realizar o controle preventivo. De que forma? Usando espaçamento maior entre os cafeeiros, instalando quebra-ventos na lavoura de café e adquirindo mudas de café sadias e vigorosas.

Mancha de ascochyta


A mancha de ascochyta é causada pelo o fungo Ascochyta spp., que se manifesta na forma de manchas de cor marrom com anéis concêntricos nas folhas dos cafeeiros. O surgimento da doença ocorre quando as temperaturas estão entre 15°C e 25°C. Como medidas de controle, temos o uso de espaçamento maior entre os cafeeiros, a instalação de quebra-ventos na lavoura de café e a aquisição de mudas de café sadias e vigorosas.

Mancha de phoma


A mancha de phoma é causada pelo fungo Phoma spp., que se dissemina rapidamente e ataca os ramos, as folhas, as flores e os frutos novos. Os cafeeiros em viveiros e na lavoura podem ser acometidos por essa doença, que se manifesta em forma de manchas escuras, que deformam as bordas do limbo foliar da planta. Nos ramos, surgem lesões escuras deprimidas, que secam os ramos produtivos do cafeeiro e causam o abortamento dos frutos novos.

O surgimento da mancha de phoma ocorre em regiões com altitudes superiores a 900 metros, temperaturas amenas, além de períodos de chuva longos e adubação nitrogenada exagerada. Como medidas de controle, devem ser instalados quebra-ventos na lavoura e usar espaçamentos maiores entre os cafeeiros. Sem falar da irrigação e adubação nitrogenada adequadas. Já na fase de formação dos frutos, pode ser adotado o controle químico.

Conheça os Cursos Profissionalizantes:

Produtor de Café

Viveirista

Irrigação

Fonte: agropos.com.br

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 20-10-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.