Fazer embutidos e defumados: forma lucrativa de negócio

Quando os embutidos e defumados apresentam alto padrão de qualidade, ganha-se diferencial competitivo

Fazer embutidos e defumados: forma lucrativa de negócio

Fazer embutidos e defumados pode se tornar uma forma lucrativa de negócio. Quando os produtos são de qualidade, preparados com boas práticas de manipulação e higienização de alimentos, ganha-se diferencial competitivo”, ressalta Newton de Alencar, professor do Curso CPT Profissionalizante de Embutidos e Defumados. Entretanto, é preciso montar uma estrutura, que siga as exigências legais, para que o empreendedor retire a licença para funcionamento da pequena indústria.

Os produtos embutidos (linguiça, salsicha e salame) são preparados com carne bovina, suína, de frango, de cabrito, de avestruz, até mesmo com carne de caça. Atualmente, as tripas de animais deram lugar às tripas artificiais de colágeno e celulose. Já os produtos defumados englobam os embutidos, além de costela de porco, joelho de porco, entre outros tipos de carne. Para ganhar sabor, aroma e textura específicos, todos eles devem ser submetidos a defumadores.

Regulamentação da pequena indústria


Para regulamentação da pequena indústria, o empreendedor deve buscar informações concernentes ao Regulamento Técnico sobre as Condições Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Elaboração para Estabelecimentos Elaboradores e Industrializadores de Alimentos e Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal. Ambos definem normas, que garantem a segurança alimentar.

Segundo os parâmetros da lei, a fábrica de embutidos e defumados deve ser implantada a uma certa distância de edificações e vias públicas. A frente da estrutura deve apresentar um bom espaço (5 metros no mínimo). Já nas laterais, o espaço pode ser menor, mas deve permitir o fácil acesso de veículos para o escoamento dos produtos. Além disso, o local deve ser seguro e limpo, longe de inundações e aterros sanitários.

Estrutura recomendada para fazer embutidos e defumados


Para instalar a pequena indústria de embutidos e defumados, uma área de 80 metros quadrados já é suficiente. Se considerarmos apenas a área de produção, ela deve englobar metade da área total. O ar deve circular livremente para maximizar a ventilação local. Quanto a pisos e paredes, eles devem ser revestidos de material impermeável para facilitar a limpeza. Além disso, as paredes devem apresentar divisórias com 2 metros de altura (ou mais).

Toda a área da fábrica deve garantir a fácil higienização e desinfecção do ambiente para impedir o desenvolvimento de microrganismos contaminantes. Da mesma forma, devem haver câmaras frias e antecâmaras, além de uma área para a secagem dos produtos. Vale lembrar que a estrutura deve garantir a coleta de águas residuais para não poluir o meio ambiente.

Principais compradores de embutidos e defumados


Fábricas maiores conseguem atender a grandes estabelecimentos comerciais, como supermercados e hipermercados. Feiras livres e eventos, como festas temáticas, são ótimos canais de venda para embutidos e defumados. E não para por aí! Açougues, mercados, quitandas mercearias, armazéns, empórios, lojas de conveniência, todos são excelentes compradores de produtos do tipo.

Para atrair mais clientes, uma boa estratégia é oferecer a degustação dos produtos. Para isso, é interessante visitar os estabelecimentos e permitir que os proprietários experimentem os defumados e os embutidos. Nesse momento, é importante explicar o processo de produção e o diferencial da marca. Dessa forma, tamanho será o sucesso dos produtos que será inevitável expandir os negócios.

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Fonte: montarumnegocio.com

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 17-10-2019

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