Múltiplos benefícios do inhame para a saúde

Além de melhorar a imunidade e a qualidade do sangue, o inhame promove outros benefícios ao organismo humano

Quais os benefícios do inhame para a saúde humana?

O inhame é um tubérculo poderoso para a saúde. Além de melhorar a imunidade e a qualidade do sangue, ele promove outros benefícios ao organismo humano prevenindo uma série de doenças. Rico em fibras solúveis e carboidratos complexos, o inhame pode ser consumido cozido ou em sucos. Ele não apenas contém vitaminas A, C e do Complexo B, como também os minerais ferro, fósforo, cálcio, magnésio, cobre e potássio.

Previne a anemia


O inhame previne a anemia, pois é rico em ferro, mineral responsável pelo transporte de oxigênio pelas hemácias. Enquanto o cobre faz com que o ferro armazenado seja utilizado na síntese das hemácias, a vitamina C auxilia na absorção do ferro pelo organismo. Já a vitamina B6 participa da produção de hemoglobina e a vitamina B, da maturação das células sanguíneas.

Contribui com o tratamento da DPOC


Outro benefício do inhame é a sua contribuição no tratamento de pacientes com DPOC. Trata-se de uma doença pulmonar obstrutiva crônica, causada principalmente pelo tabagismo, que obstrui a passagem de ar e dificulta a respiração.

Melhora a imunidade


Além disso, o inhame promove o fortalecimento dos gânglios linfáticos, responsáveis pela defesa do sistema imunológico. Com isso, ele previne uma série de doenças causadas por vírus, como febre amarela, dengue e malária. Sem falara que combate infecções respiratórias, gripes e resfriados.

Previne câncer e Alzheimer


Os antioxidantes presentes no inhame, em especial, as vitaminas A e C, atuam na prevenção de vários tipos de câncer. Quanto ao fitosteroide diosgenina e às vitaminas B6 e B9, eles contribuem no controle e na prevenção do mal de Alzheimer.

Favorece a saúde da mulher


Graças aos fitoestrógenos contidos no inhame, o consumo regular do tubérculo melhora a fertilidade da mulher, alivia as cólicas menstruais, reduz os sintomas da TPM e da menopausa, além de estimular a libido. Sem falar que o inhame é poderoso no tratamento da endometriose e da fibrose uterina.

Além disso, o inhame é bom para:

O coração


As fibras solúveis contidas no inhame diminuem os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue e previnem doenças cardiovasculares. Já o potássio reduz a pressão sanguínea, prevenindo o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto.

A visão


As vitaminas C e B6 do inhame reduzem as chances de o indivíduo apresentar degeneração macular, doença responsável pela perda da visão especialmente em idosos. Fora que previne a catarata, hidrata os olhos e melhora a visão noturna.

A pele


Por fim, a vitamina A presente no inhame hidrata a pele. Sem falar que contribui com a retenção de líquidos na pele e combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.

Conheça os Cursos CPT Profissionalizantes de:

Horticultor Orgânico

Horticultor

Plantas Medicinais

Fontes: Ecycle e Viva Bem UOL

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 30-04-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.