O que determina a ração ideal para cavalos?

Para se manterem fortes e livres de doenças, os equinos devem receber uma dieta balanceada, com os nutrientes essenciais à manutenção da boa saúde

O que determina a ração ideal para cavalos?

A boa nutrição do cavalo promove vigor e bem-estar ao animal. Na verdade, para se manterem fortes e livres de doenças, os equinos devem receber uma dieta balanceada, com os nutrientes essenciais à manutenção da boa saúde. Daí a importância de se fornecer a ração mais adequada aos equídeos (conforme a categoria animal), além de feno de alfafa e água fresca à vontade.

O que determina a ração ideal para cavalos?

Água


Manter o cavalo hidratado é vital para a sua saúde. Durante todo o dia, o animal deve beber água à vontade para atender às suas principais necessidades. Entretanto, a quantidade ideal de água diária depende das atividades físicas praticadas pelo equino, além do seu peso e tamanho. Se houver dúvidas a respeito, basta consultar um médico veterinário.

Fibras


Nada melhor para o bom funcionamento do trato digestivo do equino do que as fibras. Nesse sentido, é importante fornecer ao equino feno de alfafa, pois é rico em fibras. Entretanto, outros alimentos devem ser fornecidos para equilibrar os nutrientes essenciais à manutenção da boa saúde do cavalo.

Vitaminas


O criador de cavalos deve garantir ao animal um bom suporte de vitaminas, em especial vitamina A, vitamina B, vitamina D, vitamina E e vitamina K.

Minerais


Na dieta dos equinos, não podem faltar os minerais, principalmente cálcio, cloro, ferro, fósforo, magnésio, potássio, sódio, selênio e zinco.

Proteínas


A ração ideal para cavalos deve conter entre 8% e 10% de proteínas. Elas promovem o aumento da massa muscular e contribuem com o desenvolvimento dos equídeos.

Hidratos de carbono


A ração dos cavalos deve conter dissacarídeos, monossacarídeos, polissacarídeos e oligossacarídeos, conhecidos como hidratos de carbono, responsáveis por fornecer energia utilizável aos cavalos.

Óleos e gorduras


Os óleos e as gorduras também são importantes, pois são fontes de energia para os equinos, além de auxiliarem no processo digestivo.

Dicas extras


Para suprir as necessidades nutricionais dos cavalos, a ração deve corresponder a 2,5% do peso total do corpo do animal. Não podemos nos esquecer do feno de alfafa e dos suplementos para que os animais se mantenham vigorosos e saudáveis.

Existem rações apropriadas para cada categoria de equino (adultos em atividade leve, moderada, intensa ou muito intensa; adultos em manutenção; éguas lactantes ou gestantes; garanhões; e potros desmamados ou lactantes). Além disso, as rações devem ser fornecidas nas proporções adequadas.

Conheça os Cursos Profissionalizantes:

Criador de Cavalos

Ferrageador de Equinos

Auxiliar Veterinário - Equinos e Bovinos

Fonte: tecnologianocampo.com.br

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 04-10-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.