Orientações de especialistas para montar um viveiro de mudas

No viveiro de mudas, as sementes de várias espécies vegetais germinam e se desenvolvem até o tamanho ideal para o plantio definitivo

Orientações de especialistas para montar um viveiro de mudas

Wantuelfer Gonçalves e Eduardo Elias Silva dos Santos, engenheiros florestais e professores do Curso CPT Profissionalizante de Viveirista, explicam que o viveiro de mudas é uma espécie de berçário vegetal, no qual as sementes de várias espécies de plantas germinam e se desenvolvem até o tamanho ideal para o plantio definitivo. São vários os tipos de viveiros, que podem ser montados contanto que sejam seguidos alguns cuidados essenciais.

Tipos de viveiro


Os viveiros são classificados como permanente, temporário e de espera. O primeiro tipo é voltado para ciclos distintos de produção de mudas. Por esse motivo, sua estrutura deve ser maior e mais aprimorada. Já o viveiro provisório pode ser mais simples, já que atende a uma demanda especial para depois ser desativado. Quanto ao viveiro de espera, ele se encontra próximo ao local de plantio definitivo, pois as mudas nele produzidas devem se aclimatar às condições climáticas da região.

Localização do viveiro


A localização do viveiro deve considerar alguns importantes fatores, como apresentar condições climáticas propícias ao desenvolvimento das mudas, com boa insolação e arejamento, mas sem ventos fortes; estar próximo a fontes abundantes de água para irrigação; estar próximo a áreas de comercialização ou plantio definitivo; estar em área sem invasão de plantas daninhas; ter pouca inclinação (menor que 3%); possuir boa drenagem; e permitir fácil acesso a insumos.

Estrutura recomendada


A estrutura deve possuir casas de vegetação, para um melhor controle condições climáticas, além de um galpão semiaberto (dias de chuva) e um galpão para armazenamento de insumos. Além disso, o viveiro deve contar com reservatório de água, bem como depósito para armazenar sementeiras, embalagens e ferramentas. Fora um escritório para a recepção dos clientes.

Número de funcionários


O número de funcionários depende das atividades a serem realizadas no viveiro e da demanda do mercado. Para oferecer as melhores mudas da região e atender os clientes com excelência, a equipe deve apresentar capacitação profissional de qualidade. Antes de contratar funcionários, é indispensável pesquisar sobre a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura, que regula essa categoria profissional.

Equipamentos, ferramenta e insumos


Outra orientação de suma importância consiste na aquisição de equipamentos, ferramentas e insumos a serem utilizados no viveiro de mudas. No grupo ferramentas, são necessários serrotes, tesouras de poda, pás, enxadas, regadores, baldes, entre outros. Quanto aos equipamentos, devem ser providenciados maquinário de irrigação, pulverizadores, bombas, entre outros. Por fim, temos os insumos, que correspondem a fertilizantes, defensivos agrícolas, sementes, entre outros.

Conheça os Cursos CPT Profissionalizantes de:

Viveirista

Horticultor

Produtor de Frutas

Fontes: Viva Decora & Vivo Destino Negócio

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 10-03-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.