Quais as principais pragas em hortas caseiras?

Além de monitorar a umidade do solo e a luminosidade da horta, é essencial inspecionar se a área está livre (ou não) de pragas

Quais as principais pragas em hortas caseiras?

Além de monitorar a umidade do solo e a luminosidade da horta, é essencial inspecionar se a área está livre (ou não) de pragas. Caso contrário, as hortaliças não conseguem crescer viçosas nem produtivas. Algumas pragas são mais comuns que outras em hortas caseiras. As principais são: cochonilhas; formigas; fungos, bactérias e vírus; lagartas; lesmas e caracóis; pulgões; e nematoides. Vejamos abaixo com mais detalhes:

Cochonilhas


Normalmente, quando falta cálcio na adubação da horta, surgem as cochonilhas. Estes são insetos que tornam as folhas das hortaliças lustrosas, devido à substância que liberam ao se alimentarem. Consequentemente, as plantas se tornam debilitadas. Com o avanço do ataque, algumas partes da planta secam; outras ganham manchas enegrecidas.

Formigas


Geralmente quando aparecem formigas na horta é porque também há pulgões e cochonilhas, pois as formigas se alimentam da secreção desses insetos. Entretanto, as formigas cortadeiras são as mais nocivas às hortaliças, especialmente as saúvas e as quenquéns. Da noite para o dia, elas podem dizimar toda a horta como em um piscar de olhos.

Fungos, bactérias e vírus


Os fungos, as bactérias e os vírus são amplamente agressivos à horta causando podridão, ressecamento e deformação, o que impacta no desenvolvimento e causa a morte das hortaliças. As deficiências nutricionais facilitam a entrada desses agentes patógenos nas plantas causando doenças, que comprometem o seu desenvolvimento e impactam na sua produtividade.

Lagartas


Quando na horta, todos os tipos de lagartas são consideradas pragas, pois elas causam a morte ou o perfilhamento (fase inicial de desenvolvimento) das hortaliças, além de facilitarem a entrada de agentes patógenos, como bactérias. O monitoramento se faz necessário para identificar quaisquer anormalidades na horta.

Lesmas e caracóis


As lesmas e os caracóis transmitem doenças às pessoas quando estas consomem as hortaliças com vestígios do muco dessas pragas. Daí a importância da adequada higienização das verduras e dos legumes antes do consumo. Além disso, essas pragas comprometem a produtividade das hortaliças e, em casos mais graves, causam até mesmo a morte das plantas.

Pulgões


Os pulgões sugam a seiva das hortaliças e se alojam na parte dorsal das folhas. Como vivem em colônias, os danos causados por eles são severos já no início da infestação. Além de causarem deformações nas partes afetadas da planta, os pulgões são considerados vetores de viroses. Por esses motivos, eles devem ser energicamente combatidos.

Nematoides


Os nematoides são vermes microscópicos, que comprometem o crescimento e a produtividade das hortaliças. Além de causarem a clorose das folhas, eles reduzem o vigor das plantas. Entretanto, eles são considerados pragas quando estão em grande população, pois normalmente são encontrados em menor número no solo.

Conheça os Cursos Profissionalizantes:

Horticultor

Horticultor Orgânico

Produtor Hidropônico

Fonte: blog.belagro.com.br

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 03-02-2022

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.