Quais os passos para a limpeza e desinfecção da ordenhadeira?

A limpeza da ordenhadeira deve ser realizada sempre após o término da ordenha com a tubulação ainda morna

Quais os passos para a limpeza e desinfecção da ordenhadeira?

Durante a ordenha, os componentes do leite (gordura, proteína, sólidos, vitaminas e minerais) podem grudar na tubulação do equipamento, favorecer a multiplicação de microrganismos e aumentar os níveis de CBT do tanque. Daí a importância de fazer a limpeza e desinfecção da ordenhadeira antes e após a ordenha. Para isso, siga o passo a passo abaixo:

Passo 1


A limpeza do equipamento deve ser realizada sempre após o término da ordenha com a tubulação ainda morna. Para remover os componentes solúveis do leite, deve ser realizado primeiramente o enxágue do equipamento com água morna (acima de 35°C e abaixo de 50°C). o objetivo principal é evitar a solidificação da gordura e a desnaturação das proteínas. No processo, não pode haver a recirculação de água. No fim do enxágue, a água deve sair cristalina.

Passo 2


O passo seguinte é fazer a limpeza com detergente alcalino clorado (de 250 a 500 ppm), pois esse produto realiza a saponificação da gordura nas soluções de limpeza e facilita a remoção das proteínas. Para isso, a água com o detergente alcalino clorado deve entrar no sistema de ordenha a 70°C e sair com a temperatura de mais de 40°C. A circulação do produto dissolvido na água quente deve ocorrer por 10 minutos no equipamento.

Passo 3


O próximo passo é fazer a limpeza com detergente ácido, pois esse produto remove do sistema de ordenha os depósitos de minerais provenientes do leite e da água, que podem formar a “pedra do leite”. A água com o detergente ácido deve entrar no sistema a 35°C a 43°C. A circulação do produto dissolvido na água morna deve ocorrer por 5 minutos no equipamento.

A aplicação dessa solução no equipamento não precisa ser realizada em todas as ordenhas, mas sim, diariamente, na última ordenha, ou em dias alternados, durante a semana. Para maior eficiência da limpeza, a solução deve apresentar pH ≤ 3,5.

Passo 4


Além da limpeza e desinfecção da ordenhadeira no fim da ordenha, é essencial fazer a sanitização antes do início do processo. O objetivo principal dessa prática é reduzir a contaminação bacteriana. Para isso, são usados produtos à base de cloro para que, após a diluição em água, a solução apresente concentrações de 100 a 200 ppm de cloro aproximadamente.

Ao seguir esses passos, o pecuarista leiteiro garante a limpeza e desinfecção adequadas do equipamento de ordenha. Dessa forma, o leite é produzido conforme os parâmetros ideais de higiene, reduzindo tanto a contaminação bacteriana como os níveis de CBT do tanque, o que melhora o padrão de qualidade do leite.

Conheça os Cursos Profissionalizantes:

Produtor de Leite em Confinamento

Produtor de Leite em Pasto

Administrador de Fazendas de Gado de Leite

Fonte: prodap.com.br

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 05-01-2022

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.