Roteiro para montar charcutaria

Atualmente, a variedade de embutidos aumentou com os avanços tecnológicos e as novas técnicas de conservação de carne processada

Roteiro para montar charcutaria

“A charcutaria foi introduzida no Brasil com a chegada dos imigrantes alemães e italianos. A linguiça era o embutido mais consumido devido à facilidade no preparo. Atualmente, a variedade de embutidos aumentou com os avanços tecnológicos e as novas técnicas de conservação de carne processada”, ressalta Newton de Alencar, zootécnico especialista em processamento de carnes e professor do Curso CPT Profissionalizante de Processador de Carne Suína.

Confira o roteiro para montar charcutaria:

Escolher o local de implantação


A charcutaria deve ser instalada em locais seguros, onde não há riscos de enchentes nem exposição à poluição. Geralmente, os donos de charcutaria instalam a fábrica de embutidos na área rural, próxima a suinocultores, caprinocultores, avicultores, entre outros. Afinal, eles são os responsáveis pelo fornecimento da principal matéria-prima de embutidos: a carne. Além disso, a fábrica deve apresentar fácil acesso para maior fluidez à carga e descarga.

Dividir a estrutura em setores


Uma charcutaria deve apresentar 80 m² de área no mínimo. Para otimizar os processos, o espaço deve ser dividido em setores. São eles: plataforma de recepção de carcaças, câmara de massa, câmara de congelamento, câmara fria para produtos prontos, sala de desossa, sala de fabricação, sala de embalagem, depósito de condimentos, depósito de embalagens, plataforma de expedição de produtos embutidos, além de refeitório, vestiário e escritório.

Produzir grande variedade de embutidos


Para aumentar a conservação da carne do embutido, são adicionados açúcar (dextrose), sal e nitrito, além de temperos, ervas aromáticas e condimentos. Geralmente, são utilizados alho, cebola, páprica, ervas finas, erva-doce, alecrim, tomilho, pimenta calabresa, pimenta-do-reino, entre outros. Com isso, podem ser fabricados diversos embutidos, como salame, linguiça, copa, pastrami, tender, fiambre, presunto, mortadela, salsicha, salsichão e paio.

Identificar os potenciais clientes


A demanda por embutidos é enorme e engloba potenciais clientes, como mercearias, açougues supermercados, armazéns, empórios, feiras e eventos. Para tornar os produtos embutidos conhecidos e fortalecer a marca, uma estratégia infalível é oferecer a possibilidade de degustação. Nesse momento, o empreendedor deve explicar aos clientes os cuidados no processo de fabricação e o diferencial dos produtos.

Fazer uma boa divulgação da marca


Permitir que os clientes façam a degustação dos embutidos já é uma forma de divulgar os produtos. Além disso, é importante investir na publicidade, mas aquela voltada a métodos mais tradicionais, como distribuir flyers, usar outdoors, criar anúncios em jornais, rádios e revistas especializadas. Aplicativos, como WhatsApp, também podem ser explorados, contanto que alcancem resultados favoráveis.

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Fontes: Como Iniciar - comoiniciar.com.br
              Montar um Negócio - montarumnegocio.com

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 15-04-2020

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