Vamos aprender a plantar agrião?

O melhor método para plantar agrião (Nasturtium officinale) é com ramas removidas de plantas adultas

Vamos aprender a plantar agrião?

Segundo João Tessarioli Neto, professor do Curso Profissionalizante de Horticultor, o agrião ou agrião d’água (Nasturtium officinale) é uma planta rústica e resistente. Porém, precisa de muita água limpa disponível e de algumas horas de luz do sol por dia. Considerada uma planta semiaquática, o agrião é uma hortaliça fácil de cultivar e muito apreciada por seu sabor picante.

Clima


O agrião se desenvolve melhor em regiões com temperaturas entre 10°C e 20°C. Já em regiões com temperaturas que ultrapassam 25°C a hortaliça floresce, de forma precoce, e seu tamanho se torna menor, pois seu desenvolvimento é comprometido.

Solo


O agrião pode ser cultivado em hidroponia (cultivo sem solo) ou em solos argilosos encharcados ou bem úmidos. Independentemente do local, o substrato ou o solo devem conter os nutrientes necessários para o desenvolvimento vigoroso do agrião. Quanto ao pH, ele deve ser neutro ou ligeiramente alcalino.

Local


Como é uma planta semiaquática, o agrião pode ser cultivado em tanques, terrenos encharcados, valas inundadas, vasos sobre recipientes mais largos com água fresca, entre outros locais. A camada de água sobre o solo deve apresentar 5 cm de altura (ou mais). Além disso, a hortaliça pode ser cultivada em tubos no sistema hidropônico.

Plantio


O plantio do agrião pode ocorrer por semeadura realizada em sementeiras, com posterior transplante quando as mudas apresentarem entre 4 e 6 folhas. A semeadura do agrião também pode ser realizada em local definitivo, contanto que o solo esteja úmido. Em ambos os casos, a taxa de germinação das sementes é um tanto quanto baixa.

O melhor método para plantar agrião é com ramas de 15 cm de comprimento (ou mais), removidas de plantas adultas. Até mesmo maços de agrião comprados em supermercados ou quitandas podem ser utilizados, pois formam raízes facilmente quando submersos em água. O espaçamento recomendado é de 30 cm entre plantas.

Tratos culturais


A água das valas inundadas e dos tanques, onde o agrião está sendo cultivado, deve fluir continuamente para que não ocorram problemas sanitários, como a proliferação do mosquito da dengue.

Quanto à água dos vasos e recipientes com agrião cultivado, ela deve ser trocada por água fresca frequentemente. Já quando cultivado em canteiros, o agrião deve ser irrigado diariamente para manter o solo sempre úmido.

Colheita


A colheita do agrião ocorre de 60 a 80 dias após a semeadura e de 40 a 50 dias após o plantio das ramas. No processo, devem ser mantidos de 5 a 10 cm da rama na planta para a rebrota. Embora possam ser realizadas várias colheitas, elas devem obedecer a intervalos de um mês entre uma e outra.

Conheça os Cursos Profissionalizantes:

Horticultor

Horticultor Orgânico

Produtor Hidropônico

Fonte: hortas.info

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 25-10-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.