Você sabe como cultivar caqui?

A colheita do caqui ocorre, após o quarto ano do plantio, nos meses de fevereiro a maio, dependendo da cultivar

Você sabe como cultivar caqui?

O caquizeiro (Diospyros kaki) é uma frutífera proveniente da Ásia, que se adapta a várias condições climáticas. No Brasil, foram desenvolvidas cultivares de caqui do tipo taninoso, como a Coral, a Pomelo, a Rubi e a Taubaté; e as do tipo variável, como a Fuyuhana, a Fuyutian, a Giombô e a Jirô. Todas destinadas principalmente para o consumo in natura atendendo aos mercados interno e externo.

Plantio e espaçamento


A época de plantio de caqui ocorre nos meses de junho e julho. A propagação se dá por enxertia, com o uso de mudas de raízes nuas enxertadas sobre cavalos de sementes de caqui comum. Se o solo for pouco fértil e muito úmido, o melhor porta-enxerto é o da variedade de caqui norte-americana de nome científico Diospyros virginiana.

Quanto ao espaçamento recomendado normalmente são respeitadas as distâncias de 7 m x 5 m variando de 6 m x 4 m para a variedade de caqui do tipo não taninoso.

Controle da erosão


Para controlar a erosão, são recomendados o plantio em nível ou com corte das águas, além do uso de patamares, principalmente em terrenos com declividade elevada. Além disso, devem ser realizadas capinas, com roçadeira, especialmente no período da chuva. Sem falar da necessidade de se distribuir cobertura morta sobre as plantas.

Adubação


Um mês antes do plantio do caqui, devem ser aplicados nas covas 10 kg de esterco de curral curtido, 1 kg de calcário magnesiano, 160 g de P2O5 e 60 g de K2O. Na adubação de cobertura, assim que as mudas de caqui germinarem, devem ser aplicados, ao redor das plantas, 60 g de N, parcelados em 15 g, bimestralmente. Na adubação de formação, devem ser aplicados 20 a 60 g de P2O5 e K2O por planta. Também devem ser aplicados 60 g de N, parcelados em 15 gramas, bimestralmente.

A partir do oitavo ano do plantio, devem ser aplicados 10 toneladas de esterco de curral curtido (por hectare), 70 a 200 kg de N (por hectare), 20 a 120 kg de P2O5 (por hectare) e 20 a 140 kg de K2O (por hectare).

Controle de pragas e doenças

Para o controle de pragas e doenças do caquizeiro, no inverno, deve ser aplicada nos caquizeiros calda sulfocálcica concentrada. Também deve ser feita a caiação do tronco. Além disso, devem ser aplicadas na vegetação calda bordalesa ou pulverizados fungicidas à base de oxicloreto de cobre. Se necessário, devem ser utilizados os inseticidas fenthion ou parathion methyl prescritos por engenheiro agrônomo.

Colheita e produtividade


A colheita do caqui ocorre, após o quarto ano do plantio, nos meses de fevereiro a maio, dependendo da cultivar. Os “frutos de vez” são colhidos manualmente. Quando os caquizeiros são bem manejados, podem ser produzidas de 15 a 35 toneladas de caquis por hectare.

Conheça os Cursos Profissionalizantes:

Produtor de Frutas

Produtor de Coco

Irrigação

Fonte: frutiferas.com.br

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 01-10-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.