Acidez do solo e calagem

O solo brasileiro é predominantemente ácido, com exceção de algumas áreas do nordeste

O solo brasileiro é predominantemente ácido, com exceção de algumas áreas do nordeste

 

A acidez do solo tem diversas fontes, dentre elas estão: grupos ácidos dos minerais de argila, ação de agentes de intemperismo e cultivos, reação de alguns fertilizantes.



Nos solos ácidos, o grande vilão das plantas é o alumínio já que é tóxico para a maioria dos cultivos, interfere na disponibilidade de outros nutrientes e interfere na absorção de nutrientes como cálcio e fósforo.



Para diminuir a toxidez do alumínio e do manganês, e aumentar o pH do solo por meio do aumento da concentração de Ca e Mg, que são cátions de reação básica, a calagem é a prática mais indicada.



Os corretivos de acidez mais utilizados são os calcários comuns, os calcários calcinados e os silicatos de Ca e Mg. As características mais importantes que um corretivo dessa natureza deve possuir são:



Poder neutralizante: De natureza química, esta característica se relaciona com o componente químico do corretivo (conteúdo de bases);

Eficiência relativa: De natureza física, corresponde à granulometria do corretivo;

Poder relativo de neutralização total: O resultado do cálculo do PRNT aponta o percentual das partículas do corretivo que produzem seus efeitos em um período de tempo de três meses;

Relação Ca/Mg: diz sobre a qualidade do material corretivo.



Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo: 

 

Conheça os Cursos CPT da área Agricultura

Por Anna Luiza Mariquito

Anna Luiza Mariquito Resende 15-08-2022

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.