Aprenda agora como cultivar guaraná

Quando bem manejados, os guaranazeiros produzem 1 tonelada de amêndoas secas por hectare ao ano

Aprenda agora como cultivar guaraná

O guaranazeiro (Paullinia cupana) é uma planta trepadeira da Amazônia. Antigamente, seu fruto era cultivado pela tribo maué, que lhe atribuiu o nome varana, conhecido como guaraná. Atualmente, os guaranazeiros são cultivados comercialmente e, quando bem manejados, produzem 1 tonelada de amêndoas secas por hectare (produção anual). Com elas, são fabricados refrigerante, xarope e pó nas indústrias alimentícia e de medicamentos.

Temperatura e índice pluviométrico


O guaranazeiro se desenvolve, favoravelmente, em altitudes baixas, com índice pluviométrico de 1.500 a 2000 milímetros ao ano. Em regiões com temperatura anual de 26°C (a média) e umidade relativa do ar alta (85%), a produtividade do guaraná é maior.

Tipos de solo


Os tipos de solo adequados ao plantio de guaraná são os profundos e com boa drenagem. Quando cultivado em solos com boa fertilidade, seu desenvolvimento é vigoroso e sua produtividade elevada.

Propagação por mudas


A propagação por mudas gera bons resultados contanto que elas sejam originadas de plantas-mães com alto potencial de produção em termos de qualidade e quantidade de frutos. Normalmente, a produção de mudas de guaraná leva em torno de um ano e meio para chegarem ao tamanho ideal para plantio.

Dimensões da cova e espaçamento


As dimensões da cova devem ser de 40 centímetros de diâmetro. Torna-se necessário adubá-las, no mínimo, um mês antes do plantio das mudas mais vigorosas. Para plantar guaraná, são utilizadas duas formas de espaçamento: a de 4 x 4 metros e a de 5 x 4 metros.

Poda de formação


Três anos após plantado o guaraná, deve-se proceder à poda de formação na qual são mantidas somente três hastes emitidas a partir de 30 centímetros do solo. A haste principal deve ser podada, na região do broto terminal, para impedir o tombamento da planta e tornar sua copa mais densa.

Adubação recomendada


Deve-se coletar amostras do solo, para serem analisadas em laboratório, antes de se realizar a adubação do guaraná. A primeira ocorre três meses após o plantio do guaranazeiro. Com um ano de idade, a planta deve ser adubada com 200 gramas de uma formulação conhecida como “fórmula A”. Aos quatro anos de idade, o guaranazeiro deve receber a mesma formulação, só que em dosagem maior (600 gramas).

Colheita, despolpa e secagem


O guaraná é colhido, manualmente, quando os frutos estiverem abertos (maduros). Assim que colhidos, os frutos devem passar por fermentação natural por um período de três dias. Depois, eles são despolpados em despolpadeiras (ou manualmente) para seguirem para secagem artificial (ou ao sol). O processo dura cerca de cinco horas até as amêndoas alcançarem umidade ideal de 9%.

Conheça os Cursos CPT Profissionalizantes de:

Produtor de Frutas

Produtor de Coco

Processador de Tomate

Fonte: CEPLAC - ceplac.gov.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 05-06-2020
cultivar guaraná, cultivo de guaraná, guaranazeiro, guaraná, Paullinia cupana

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.