“A profissão de camareira tem se tornado uma das mais concorridas e valorizadas do momento, justamente por se apresentar como uma carreira promissora no setor hoteleiro. Cabe à camareira limpar e organizar os quartos e as áreas comuns do hotel, para o bem-estar dos hóspedes”, comenta Luciana Rogéria Tebar, gestora do setor de governança em hotelaria e professora do Curso CPT Profissionalizante de Camareira a Distância.
Para preencher a vaga de camareira em hotéis e pousadas, a profissional deve apresentar uma postura formal, discreta e polida. Da mesma forma, deve compor uma boa apresentação pessoal, além de ser organizada e cuidar com responsabilidade de seu material de trabalho. Vale lembrar que a camareira deve primar pela ética profissional e construir um bom relacionamento com seus colegas da hotelaria, para um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
Carrinho da camareira
O carrinho da camareira tem a função de manter acessórios e produtos de limpeza organizados, além de recolher itens, que devem ser substituídos ou repostos nos quartos dos hóspedes. Sabão, álcool, desinfetante, mop com balde e esfregão, panos e papel higiênico não podem faltar no carrinho. Sem falar do enxoval (lençóis e toalhas) para a troca, além dos itens de reposição do frigobar, bem como copos, taças e guardanapos.
Principais atribuições da camareira
A supervisora do andar, a assistente de governança ou a governança geral são responsáveis por gerenciar as atividades da camareira, que são as seguintes:
->Limpar, higienizar e organizar as áreas comuns e sociais do hotel, além dos quartos, chamados na hotelaria de UHs (Unidades Hoteleiras). Além disso, deve realizar a vistoria da UH, para verificar se algo está em falta na UH enquanto o hóspede realiza o check-out;
->Reunir possíveis objetos esquecidos pelos hóspedes e identificar cada um deles com nome, data da estadia e número da UH. Todos devem ser entregues à supervisora dos andares, responsável por comunicar aos hóspedes sobre itens pessoais encontrados nos quartos;
->Verificar as condições do mobiliário dos quartos, bem como o funcionamento dos eletrodomésticos e equipamentos das UHs. Ao término da vistoria, deve comunicar ao setor de governança do hotel a necessidade de manutenção, reparo ou substituição de itens danificados;
->Servir o café da manhã no quarto dos hóspedes quando solicitado. Da mesma forma, deve reunir louças e utensílios do café da manhã (ou refeições) de cada Unidade Hoteleira (acomodação/ quarto), para que sejam lavados e organizados para novo uso;
->Catalogar todos os produtos e enxovais armazenados no estoque e registrá-los em formulário. O mesmo vale para os itens retirados da rouparia, que foram colocados no carrinho, bem como os que foram levados à lavanderia;
->Assim que as acomodações forem limpas, higienizadas e organizadas, deve revisar as informações contidas no Relatório de Ocupação, para comunicar ao setor responsável sobre as UHs em manutenção, livres, ocupadas ou reservadas.
Confira todos os Cursos CPT Profissionalizantes.
Fontes: portaleducacao.com.br; fasthotel.com.br
Por Andréa Oliveira.