Técnicas de reprodução: Cogumelo Champignon

O cultivo do champignon é uma alternativa para incrementar a oferta de proteínas para países em desenvolvimento

O cultivo do champignon é uma alternativa para incrementar a oferta de proteínas, para países em desenvolvimento

 

Existem dois métodos para fazer a multiplicação de Agaricus e de outros cogumelos: fragmentos do basidiocarpo (via vegetativa) ou através de esporos. Entretanto, atualmente, estão sendo desenvolvidas novas tecnologias para produção de matrizes primárias que incluem a fusão de protoplasmas e cruzamentos.



As empresas podem realizar seleção para obter uma linhagem com maior produção e uniformidade dos corpos de frutificação, produtividade mais elevada, precocidade, resistência a pragas e doenças, etc.



Na técnica por via vegetativa, a produção do inóculo ou matriz, consiste em transferir o fragmento do basidiocarpo para um meio de cultura.



Na natureza, as "cepas" são originadas a partir de esporos, mas na prática poderiam ocorrer tanto "cepas" mais produtivas quanto as não produtivas ou com basidiocarpos diferentes dos originais. Desta forma, faz-se a multiplicação do micélio usando um fragmento do basidiocarpo produtivo e resistente, colocando-o em condições controladas para multiplicação e posterior preparo da semente.



Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre o Curso CPT?

 

Conheça os Cursos CPT da área Cogumelos Comestíveis

Por Anna Luiza Mariquito

Anna Luiza Mariquito Resende 18-04-2022

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.