Top 5 pragas da batata (Solanum tuberosum)

Quando o controle fitossanitário é eficiente, evita-se o ataque das piores pragas da batata, como a lagarta-rosca

Top 5 pragas da batata (Solanum tuberosum)

“A batata (Solanum tuberosum) é um tubérculo pertencente às plantas hortícolas solanáceas. Quando o controle fitossanitário é realizado com eficiência, evita-se o ataque de pragas, que destroem tanto a parte aérea como os tubérculos da batata”, ressalta João Tessarioli Neto, engenheiro agrônomo, Doutor em Fitotecnia e professor do Curso CPT Profissionalizante de Horticultor.

1. Lagarta-rosca


A lagarta-rosca (Agrotis ipsilon) inicia o ataque no tecido foliar da batata. Após de alimentar desse tecido, ela penetra no solo onde se abriga durante o dia. A partir daí, a lagarta concentra o ataque na haste da planta, o que impacta negativamente na produtividade da lavoura. Plantas daninhas, como língua de vaca, são hospedeiras da praga e, portanto devem ser eliminadas do local de plantio de batata.

2. Larva-alfinete


A larva-alfinete (Diabrotica speciosa) se alimenta essencialmente dos tubérculos da batata. O ataque dessa praga atinge o auge quando chega a primavera. As fêmeas da larva ovopositam na base da haste da planta, o que aumenta significativamente a infestação no sistema radicular da batata. Quando existem mais de três galerias (por tubérculo), cavadas pela larva, o volume do tubérculo é reduzido em mais de 30%.

3. Verme-arame


O verme-arame (Heteroderes spp.) constrói galerias nos tubérculos da planta, com espessura de até 3 milímetros e cinco centímetros de comprimento. Conforme se desenvolve, a praga excreta nas galerias, o que apodrece o tubérculo. Com isso, a batata se torna inviável comercialmente, o que gera sérios prejuízos ao bataticultor. Quando o verme ataca o tubérculo na fase inicial de desenvolvimento, as perdas na plantação chegam a mais de 50%.

4. Vaquinha-da-batatinha


A vaquinha-da-batatinha (Epicauta atomaria) concentra o ataque nas folhas da batata, das quais se alimenta. Como a fase adulta da praga tem início no verão, o pico da infestação acontece no outono. Geralmente, o ataque da vaquinha ocorre, de forma localizada, na plantação de batata. Em síntese, a população de vaquinhas invade uma área da lavoura, com consequente desfolha das plantas.

5. Mosca-minadora


A mosca-minadora (Liriomyza huidobrensis) forma minas no tecido foliar da batata conforme se alimenta. As folhas da batata são devoradas até secarem, o que compromete a fotossíntese da planta e aumenta a suscetibilidade de doenças fúngicas. No outono, a praga tem o hábito de ovopositar nas plantas novas de batata. Com o avanço do ataque, o tamanho dos tubérculos é reduzido de forma significativa.

Conheça os Cursos CPT Profissionalizantes de:

Horticultor

Produtor Hidropônico

Irrigação

Fonte: Revista Cultivar - grupocultivar.com.br

Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 23-04-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.