Vantagens do tratamento das sementes de milho

O tratamento químico das sementes de milho potencializa a genética da variedade escolhida e aumenta a produtividade da lavoura

Vantagens do tratamento das sementes de milho

Considerado uma das práticas agronômicas mais eficientes, para prevenção de pragas e doenças, principalmente nas fases inicias da lavoura, o tratamento das sementes de milho potencializa a genética da variedade escolhida. Como resultado, “a planta se desenvolve mais vigorosa e com melhor enraizamento” afirma Glauco Vieira Miranda, Doutor em Fitotecnia e professor do Curso CPT Profissionalizante de Produtor de Milho.

Tratamento para controle de pragas


O tratamento químico das sementes auxilia significativamente no controle de pragas, como lagarta helicoverpa (Helicoverpa spp.) e lagarta-do-cartucho (Spodoperta frugiperda). Normalmente, ambas se alimentam do colo do milho após germinação.

Já as larvas de besouro (corós) se alimentam das raízes do milho. Entretanto, com o tratamento das sementes com defensivos, seu ataque é inibido. O mesmo vale para o ataque de nematoides, como nematoides de galha (Meloydogine incognita e Meloydogine javanica) e nematoide das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus).

Tratamento para controle de doenças


O tratamento químico das sementes também atua no controle de doenças fúngicas transmitidas via sementes. Os principais vetores dessas doenças são os fungos Fusarium spp. e Cercospora spp.. Sementes sem tratamento prévio podem trazer esses fungos para a lavoura de milho.

Há também doenças fúngicas em sementes armazenadas causadas pelos fungos Aspergillus spp. e Penicillium spp.. Ambos comprometem a germinação das sementes de milho. Há também fungos presentes no solo (Pythium spp. e Rhizoctonia spp.), que atacam as mudas de milho, causam o tombamento da planta e reduzem a produtividade da lavoura.

Vantagens do tratamento de sementes de milho


São várias as vantagens do tratamento de sementes de milho. Além de controlar pragas e doenças na lavoura, a técnica potencializa a genética da variedade de milho escolhida. Sem falar que facilita o estabelecimento de plantas não melhoradas geneticamente em áreas onde se usam sementes Bt.

Da mesma forma, o uso de sementes de milho tratadas melhora o estabelecimento do estande da lavoura e impacta positivamente na fisiologia da planta. Com isso, o milho melhora o enraizamento e germina de modo mais uniforme. Além disso, com baixo investimento na técnica, o produtor alcança alta produtividade.

Conheça os Cursos CPT Profissionalizantes.

Fonte: boaspraticasagronomicas.com.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 12-03-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.