Como aumentar a produção e a lucratividade da lavoura de milho

Para aumentar a produção e a lucratividade da lavoura de milho, a ordem do momento é planejamento

Como aumentar a produção e a lucratividade da lavoura de milho

Para aumentar a produção e a lucratividade da lavoura de milho, a ordem do momento é planejamento. Tudo começa com a escolha por milho safra ou milho safrinha. Enquanto a época de plantio do primeiro ocorre de outubro a dezembro, a do segundo se concentra de janeiro a abril. É importante que as condições climáticas estejam favoráveis, principalmente a distribuição de chuvas na região, para não haver déficit hídrico na cultura.

Defina o sistema de plantio


O produtor de milho deve optar pelo sistema de plantio que melhor atenda a seus objetivos e particularidades da propriedade. Nesse sentido, ele deve escolher entre plantio direto ou plantio convencional. Se a opção for pelo sistema de plantio direto, ele deve investir em culturas de cobertura. Caso ele escolha o sistema convencional de plantio, ele deve realizar o preparo mecanizado do solo e adotar medidas para manter a sua conservação.

Atente para a densidade de plantas


Nossos cultivos de milho geralmente adotam a densidade entre 30 mil e 90 mil plantas por hectare. Quando a densidade é elevada demais, as plantas passam a competir entre si por água, nutrientes, luz e espaço, o que impacta negativamente na produtividade da lavoura. Para uma densidade de plantas satisfatória, o produtor de milho pode utilizar o espaçamento reduzido de 45 centímetros a 50 centímetros entre linhas.

Faça o manejo conforme a época de plantio


A época de plantio do milho determina o tipo de manejo a ser realizado na cultura. Principalmente porque as condições climáticas são influenciadas por diversos fatores, dentre eles, as mudanças das estações. Nesse sentido, torna-se imprescindível ao produtor de milho acompanhar as condições meteorológicas da região. Além disso, se for o caso, ele deve investir em um bom sistema de irrigação.

Proceda à análise do solo antes do plantio


“Outra prática determinante para tornar a lavoura de milho produtiva e lucrativa é enviar amostras de solo para análise em laboratório. Com os resultados em mãos, torna-se mais simples organizar as ações a serem desenvolvidas na área de cultivo, como calagem e adubação”, explica João Carlos Cardoso Galvão, engenheiro agrônomo e professor do Curso CPT Profissionalizante de Produtor de Milho.

Mantenha a fitossanidade da lavoura


Doenças (antracnose), podem acometer o milharal, assim como pragas comuns à cultura de milho (lagarta-do-cartucho). Sem falar das plantas daninhas, igualmente prejudiciais à lavoura, com perdas de até 70 % no rendimento. Por todos esses motivos, é indispensável realizar um bom manejo fitossanitário, como o MIP - Manejo Integrado de Pragas, entre outros. O mais importante é manter a fitossanidade da cultura.

Invista em softwares de gestão


Investir em softwares de gestão otimiza os processos e auxilia o produtor de milho nas tomadas de decisão. Com a tecnologia como aliada, é possível aumentar a produtividade da lavoura e estimar quantos hectares devem ser plantados para maior retorno do investimento. Sem falar que as modernas plataformas organizam e mantêm seguras todas as informações sobre a plantação de milho, os insumos, o maquinário, os funcionários, os fornecedores e muito mais!

Conheça os Cursos CPT Profissionalizantes de:

Produtor de Milho

Tratorista Rural

Irrigação

Fonte: Blog Aegro

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 11-02-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.